História


O SEPIN foi fundado em 1965. Dez anos antes, o casal Amalio Mendonsa Primo e sua esposa, vendo a pobreza que imperava mais precisamente pelo bairro Vila Ilze, puseram-se a trabalhar para amainar a fome das famílias residentes no bairro, principalmente das crianças.
Da coleta de donativos entre amigos passou para a distribuição dos “Alimentos para a Paz”. Ajudados por amigos, o Sr. Amalio e dona Noêmia sua esposa, colocaram-se a trabalhar para distribuir também roupas e agasalhos para essas famílias pobres que por aqui se encontravam com as mazelas sofridas.
Esse grupo de trabalhadores, não satisfeito com tal realidade, via as crianças vagando pelas ruas sem condições de higiene e nem instrução, tomaram a iniciativa de fundar uma instituição que pudesse abrigar as crianças dando oportunidade, para que os pais pudessem trabalhar tranquilos e, assim, melhorar o seu padrão de vida.
Foi então que, em 18 de dezembro de 1965 fora fundado o SEPIN, em Assembleia Geral, presidida pelo promotor da Comarca, Dr. Jose Carlos de Camargo Ferraz, tendo como finalidade o amparo e a instrução da infância desvalida, a título gratuito.
Sr. Amalio presidiu a Associação até 1973. Posteriormente a instituição foi dirigida por membros da “Loja Maçônica Deus justiça e Caridade”, e a partir de 1996, veio somar à sua diretoria membros do Lions Clube de Itapira.
O SEPIN funcionou desde o seu início até agosto de 1972, em um prédio cedido por outra Associação, a SOS (Serviços de Obras Sociais), na Rua Allan Kardec. Nesse mesmo ano, 1972, foi inaugurado o prédio próprio, onde atuamos, situado na Rua Guanabara, 121, Vila Ilze, Itapira, SP.
O SEPIN desenvolveu, desde a sua fundação até meados da década de 1990, um atendimento voltado para o assistencialismo, com um perfil de atendimento de 4 a 18 anos.
A ONG KNH – Kindernothilfe1 foi uma das principais fontes de financiamento, desde meados da década de 70 até meados de 2000, fornecendo recursos financeiros para a organização, bem como fornecendo treinamentos para os profissionais envolvidos no projeto.
Também temos nesse percurso histórico um período identificado como Núcleo Social de Profissionalização e Cultura que desenvolvia diversas ações com adolescentes, jovens, adultos e até idosos.
Em 2010, a Entidade iniciou a adequação ao projeto com base nas normas da Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução n.o109 de 11 de novembro de 2009). Desde então, desenvolve-se um trabalho visando assegurar aquisições progressivas aos seus usuários, conforme o ciclo de vida de 6 (seis) a 15 (quinze) anos, de modo a aumentar a troca cultural e de experiências, incentivando a socialização e a convivência em grupo.
Sendo assim, o SEPIN é uma entidade civil sem fins lucrativos, políticos ou religiosos, cujo objetivo é desenvolver o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para a faixa etária de 6 a 14 anos e 11 meses, dando prioridade ao atendimento às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social ou direitos violados.
O presente trabalho tem como referência o território do CRAS I, no município de Itapira, que, ao trabalhar em rede de proteção à infância e à adolescência, encaminha as famílias para a matrícula dos filhos na entidade em horário contrário ao escolar. A demanda também é atendida por meio de procura espontânea.
As famílias são acolhidas pelos técnicos da entidade, e recebem orientações e encaminhamentos, com o objetivo dos direitos existentes nos diversos âmbitos sociais da rede de proteção.
O projeto oferece à criança, ao adolescente e à família a oportunidade de se sentirem seguros e acolhidos, seguindo orientações da equipe técnica especializada, com o objetivo de garantir os direitos presentes em diversas áreas de políticas públicas; garantir segurança no convívio familiar e comunitário por meio de vivências e experiências que permitam acesso e oportunidades, com base no respeito a si mesmo e aos outros, fundamentados em princípios éticos de justiça e cidadania.

_____________________
1 Kindernothilfe é uma organização de caridade e foi fundada em 1959 por um grupo de cristãos em Duisburg, Alemanha, para ajudar crianças carentes. Com o tempo, tornou-se uma das maiores organizações cristãs da Europa para ajuda às crianças.

Galeria de Fotos