Primeira Aula


Projeto Karatê Luta pela Cidadania.

“A Educação é a maior arma que existe quando se deseja mudar o mundo”
(Nelson Mandela)

O SEPIN visa desenvolver o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos a partir de percursos das garantias de aquisições progressivas aos seus usuários, segundo o seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento da vulnerabilidade social e garantindo a matricialidade sociofamiliar da política de assistência social.
O Projeto “Karatê Luta pela Cidadania” se enquadra nas atividades de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, na categoria esporte.
O Karatê é uma arte marcial que surgiu no Japão, mais precisamente na ilha de Okanawa (Norte do país), como uma luta de defesa contra os ataques de bandidos, que eram atraídos pela exuberância e comercio do local.
Esse estilo de karatê, cujo nome advém de Go (força) e Ju (flexibilidade), foi fundado pelo Mestre Chojum Miyagi. A técnica valoriza agilidade no momento do bloqueio, sendo uma luta mais dura, e verdadeira. O estilo adere a uma respiração sonora, chamada de "Kokyu".
No início do século XV, o uso de armas era expressamente proibido nessa região, pois a ilha estava completamente habitada por samurais e sob a posse de fidalgos japoneses.
Séculos depois, a luta recebeu um conjunto de regras a fim de evitar lesões graves e ferimentos, o que daria origem a futura arte marcial “caratê”. As mudanças também atingiram a denominação da arte marcial que passou a ser chamada oficialmente de karatê.
Contudo, em outras regiões do país, o karatê só se tornou conhecido em 1920, quando alguns mestres, após uma demonstração em Okinawa, foram convidados para lecionar a arte marcial nas universidades.
Sendo assim, a luta foi incorporada às tradicionais artes marciais japonesas e reconhecida pela Associação Japonesa de Artes Marciais no ano de 1930. Diante disso, surgiu a necessidade de uniformizar a prática, realizando algumas regularizações.
O esporte passou a seguir o sistema de filosofia do Budo (Caminho Marcial) e teve grande influência dos criadores do judô, Jigoro e Kano. O karatê definiu o uso do quimono branco para os competidores e de faixas coloridas, indicando o estágio do praticante, que fazem o uso de cores diferentes nas faixas, identificando o estagio de cada um. Conforme descrito: Faixa branca: iniciante; Faixa amarela: 6º kyu; Faixa vermelha: 5º kyu; Faixa laranja: 4º kyu; Faixa verde: 3º kyu; Faixa roxa: 2º kyu; Faixa marrom: 1º kyu; Faixa preta: 1º dan.
É importante frisar que, antes de receberem o treinamento físico, os praticantes do karatê precisam estar comprometidos com o lema do esporte, que reúne cinco princípios: Esforçar-se para a formação do caráter; Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão; Criar o intuito do esforço; Respeito acima de tudo; Conter o espírito de agressão. O que vem de encontro com os ensinamentos da Entidade.
O local onde acontece a luta de karatê é chamado de Koto, no formato de um quadrado, ele mede 8 metros de lado (do extremo ao extremo). Na parte interna, encontra-se outro quadrado que mede 6 metros de lado.
A região que marca a área de controle do quadrado interno e a extremidade possui uma cor diferente. Além disso, o karatê possui dois estilos principais de competições. Como: Kata: nesse tipo de competição os pontos são atribuídos de acordo com a performance do carateca, seja ela realizada individualmente ou em grupo. Os movimentos devem ser feitos de forma rápida, harmoniosa e sincronizada. Kumite: nessa competição a luta é realizada entre dois caratecas com uma duração de dois a cinco minutos. Os pontos são atribuídos conforme a área atingida no corpo do adversário. As áreas de ataque são limitadas a cabeça, rosto, pescoço, peito, abdômen, lado e costas.
O projeto visa valorizar todas as vertentes, incluindo todas as formas de linguagem, entre verbal e não verbal, sem descartar deste modo a linguagem corporal adquirida através do esporte.
A análise do progresso das crianças e adolescentes nestas áreas é crucial para direcionar as atividades, visando desenvolver o usuário em seu aprendizado.
O projeto de Karatê propõe uma linguagem que oferece diversas maneiras de expressão, permitindo que as crianças e adolescentes usem diferentes linguagens da sociedade, como a corporal, a verbal, a escrita, entre outras, para expressar suas vivências e experiências de maneira mais crítica. Dessa forma, é possível analisar e avaliar o resultado de suas ações, interagindo de maneira mais eficiente em nosso trabalho cotidiano da Entidade.
Neste olhar a Organização da Sociedade Civil SEPIN – Serviço de Proteção à Infância e Adolescência de Itapira vem com o Projeto “Karatê Luta pela Cidadania”, que culminou da proposta de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que a Entidade realiza por meio de ações socioeducativas destinado às crianças e adolescentes e suas respectivas famílias na garantia dos direitos daqueles que se encontra em situação de vulnerabilidade social.
O Karatê entendido como arte Marcial de luta, formalizado como esporte, organizado na demonstração de esporte e conhecimento.
Fisicamente, o Karatê é bom para o coração, fortalece ossos e músculos, cria resistência, desenvolve coordenação motora e visual, e torna o organismo menos suscetível à ferimentos e doença. Mentalmente, o Karatê ajuda a desenvolver paciência, disciplina, perseverança e compreensão, bem como a concentração e foco.
O Karatê possui cinco lemas:
1. "Esforçar para a formação do caráter" O caráter de uma pessoa é aquilo que a distingue diante das outras.
2. "Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão"
3. "Criar o espírito de esforço"
4. "Respeito acima de tudo"
5. "Conter o espírito de agressão"
Lemas que vem de encontro com a filosofia de trabalho da Entidade SEPIN. Essa atividade tem foco de melhorar o rendimento de nosso trabalho socioeducativo, e também refletir sobre o papel de Entidade para a formação de consciência cidadã.
Ressaltamos, que o esporte desenvolve também aspectos socioemocionais na criança e nos adolescentes, destacando-se como grande aliado para mudanças sociais positivas. Ele é capaz de aliviar tensões, diminuir a ansiedade e promover maior estabilidade emocional e familiar, especialmente para crianças carentes, afastando-os da criminalidade.
Por fim, o projeto “Karatê Luta pela Cidadania”, visa que essa demanda poderá ser beneficiada com a oferta da pratica esportiva por meio de atividades físicas/ esportivas estimulando as crianças e adolescentes á pratica das mesmas, como forma de promover a qualidade de vida; a integração social; a educação para o convívio com a coletividade. Desta forma, focar o esporte como meio de inclusão social e com isso contribuir com a redução do tempo ocioso dessas crianças e adolescentes a fim de minimizar o risco social.
Ao aplicar-se-á o conceito de Esporte Educacional, que é para todos, no sentido de favorecer as ações educativas que as práticas esportivas oferecem (respeitar as regras, aprender a ganhar e perder, recuperar-se após as derrotas, perceber o sentido de equipe etc.), apoiado pelos princípios educativos (inclusão, participação, cooperação, corresponsabilidade, coeducação, outros).
O Esporte Educacional como uma orientação educativa terá necessariamente que se vincular a três áreas de atuação pedagógica: a de integração social, a de desenvolvimento psicomotor e a das atividades físicas educativas: - Na área de integração social, deverá assegurar uma participação autêntica oferecendo aos assistidos oportunidades de decisões na própria organização das atividades; - Na área de desenvolvimento psicomotor, deverão ser oferecidas oportunidades de participação que respeitem o nível de habilidade motora das crianças e adolescentes favorecendo a autocrítica, a auto avaliação e consequentemente a autoestima; - Nas atividades físicas educativas a prática esportiva deve favorecer a formação da personalidade, os processos de emancipação e ser entendida como um caminho essencial para o exercício pleno da cidadania.
A entidade proponente é uma instituição sem fins lucrativos, se mantém através de doações, trabalho voluntário e parcerias importantes, porém, insuficiente para concretização de um projeto da magnitude deste que está sendo apresentado.
Por essa razão torna-se imprescindível o apoio de Emendas Parlamentares ou recurso via Lei de Incentivo ao Esporte.
Desta forma a Entidade possibilitará a oferta de melhorias das ações socioeducativas já prestadas aos assistidos, mas que requerem melhorias, assim como os proventos de profissionais que para a Entidade arcar com os custos – torna-se difícil uma vez que os encargos trabalhistas requerem de valores consideráveis para o perídio de 17 meses dos recursos financeiros onde hoje a OSC requer destes recursos via doações da comunidade Itapirense.
Vale ressaltar que todas as ações preconizadas para a utilização do recurso financeiro – requer exclusivamente para o bom atendimento e bem estar de nossos usuários e suas respectivas famílias que se encontram de alguma forma em situação de vulnerabilidade social como os fatores de ausência ou precária renda, o nulo acesso aos serviços das políticas públicas, a perda ou fragilização de vínculos de pertencimento e de relações sócio familiares e as discriminações no território de localização da Entidade.
Desta forma busca-se com serviço prestado, atenção e cuidado para a emancipação e o reconhecimento das crianças, adolescentes e famílias como detentores de direitos e potenciais agentes de mudança, uma vez que, o serviço socioeducativo é espaço de formação integral e exercício da cidadania.



Professor: Alexandre Oliveira Rodrigues
Email:karate.itapira@gmail.com

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